- Características bioquímicas do organismo (metabolismo, etc.);
- Predisposição a certas condições mórbidas;
- Efeitos nocivos dos hábitos nocivos dos pais e parentes sobre o desenvolvimento do feto;
- Tipo de sistema nervoso superior, herdado;
- Propriedades humanas individuais inatas (temperamento, nas quais as acções realizadas pelo indivíduo dependem, decisões tomadas);
- Características anatómicas e fisiológicas de cada organismo (algumas características de habilidades, transmitidas, novamente, por herança: a estrutura do cérebro, órgãos de movimento e sentimentos).
ii. Diferença de comportamento de acordo com o tipo de personalidade
iii. Noção geral entre conflito e frustração
b. Conflito
iv. Comportamento “Normal” e “Anormal”
O tipo de existência de um povo, ou grupo social, é que determina os objectivos e valores da existência e as direcções que devem ser dadas ao comportamento e ao desenvolvimento da personalidade. Não se pode deixar de lado os factores sociais que motivaram o estilo de vida de uma pessoa.
v. Noção de equipa interacção entre seus membros
A discussão de problemas em equipa contribui, significativamente, para o aumento do interesse de participação de todos os colaboradores envolvidos. Não é mais viável estudar um problema separadamente ou simplesmente mudar algum processo sem que as pessoas que estão envolvidas nas mudanças conheçam o motivo que as provocou.
A participação de cada membro da equipa na solução de problemas incentiva a reflexão por parte dos colaboradores, levando-os a encontrar, com maior facilidade, os caminhos para corrigi-los e em se aprimorar profissionalmente através de um intercâmbio intelectual. O envolvimento das pessoas só acontece quando há uma interacção entre as pessoas, para que possam surgir as discussões, as tentativas, os ensinamentos e as soluções dos problemas.
Diariamente é necessário nós percebermos como membros de uma verdadeira equipa de trabalho, com a missão de somar esforços para concretizar realizações e para obtenção de resultados.
Comments